Produtividade

Cidade grande x cidade pequena

Eu não vou negar que eu adoro os grandes centros urbanos, as milhares de opções de lazer e entretenimento, as oportunidades de trabalhar em empresas interessantes e os cursos disponíveis que, muitas vezes, só  “cidade grande” possui. Existe uma lista enorme de vantagens em morar nas maiores cidades do Brasil, com certeza. Porém, a cada dia que passa a lista de desvantagens só aumenta.

ciade grande x pequena

Em primeiro lugar, vejamos a questão do custo de vida. É normal que ele seja muito mais elevado comparado às pequenas cidades pois, existem muito mais pessoas disputando o mesmo espaço, é a lei da oferta e da procura. Quando a procura supera a oferta,  a tendência é o aumento do preço. Para você morar bem, precisa pagar mais, para isso você precisa ganhar mais e consequentemente trabalhar mais. Geralmente é assim que funciona, exceto alguns casos, mas falo aqui da grande maioria.

Normalmente você precisa se deslocar por longos percursos, então você necessita do transporte, seja ele coletivo ou individual. Se a empresa não oferece o almoço e você mora longe do seu trabalho, você precisa comer fora de casa e só nesse dia a dia básico você já gastou uma pequena fortuna.

Essa rotina acaba sendo estressante, afinal você precisa acrescentar que o trânsito é caótico, você corre riscos como ser assaltado e até morrer. Níveis de estresse, ansiedade, nervosismo e depressão só aumentam e você precisa de uma válvula de escape para não explodir. Remédios, drogas (isso inclui o álcool, claro) festas, compulsão por compras, por alimentos, tudo isso vai acumulando e… bumm!! Você explode, você surta, você não aguenta mais. Por um tempo você é obrigado a desacelerar, tomar outros tipos de remédios ou seja, tratar superficialmente até que volte a rotina e recomece todo o ciclo novamente.

Treze Tílias
Treze Tílias/SC – População estimada 7.082 hab. Colonização austríaca. 
Treze Tílias
Localizada no oeste de Santa Catarina. Próximo a cidade onde eu moro.

Eu acho muito difícil conseguir me conhecer, me encontrar verdadeiramente em meio ao caos energético de grandes cidades. Esse foi um grande motivo para não sair de onde eu vivo, no interior de Santa Catarina. Eu já morei em outros lugares e não digo que nunca mais mudaria.

Porém, ter a chance de uma vida muito mais tranquila, em que não precise pagar uma fortuna para morar mais ou menos, em que eu possa ir a pé aos lugares quando preferir pois, quase tudo é perto, poder caminhar pelas ruas sem medo de ser assaltada, respirar o ar mais puro, já são ótimos motivos para viver em pequenas cidades.

Acrescente a isso, o fato de não precisar ser medicada por estar à beira de um colapso e principalmente o fato de ter tempo para poder me conhecer, saber que não preciso de todas as coisas que a mídia diz serem necessárias para me sentir bem, poder trabalhar menos e ainda guardar mais dinheiro, poder me sentir bem comigo mesma, todas essas coisas são razões suficientes para querer continuar onde estou.

Eu teria muito mais a dizer, muitos assuntos a abordar, mas não quero me estender. Faça a sua reflexão.

Você prefere morar nas grandes ou pequenas cidades? Me conta nos comentários.

 

Até a próxima!

Kati

Encontrou algum erro? Quer sugerir um assunto? Escreva para opoderdominimalismo@gmail.com  – Sua opinião é sempre bem-vinda.
Anúncios

5 comentários em “Cidade grande x cidade pequena”

  1. Acabei de conhecer sua página e estou adorando. Lendo seus artigos sinto que pensamos muito parecido haha… Eu também sou de cidade pequena, já morei em outros lugares e voltei sem intenção de morar numa capita( apesar de também achar certa beleza em centros urbanos). Além de todos os benefícios que você citou de se morar em uma cidade pequena, tem também o fato de que de bicicleta(meu principal meio de transporte) onde moro é possível ir até cachoeiras e lugares onde posso estar mais em comunhão com a natureza. Quando era mais nova sonhava em morar em São Paulo, hoje em dia não troco o interior rsrs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.