minimalismo

07 coisas que eu não compro mais

Recentemente aqui no blog, eu dei dicas para aderir ao minimalismo e neste post quero contar 07 coisas que eu não compro mais e não tenho vontade de possuir.

capas_07 coisas que eu não compro mais

1. Coisas para ocasiões especiais

A primeira coisas é que eu não compro mais roupas, calçados, acessórios e etc, para ocasiões especiais, como um casamento, formatura, uma festa temática, algo que eu usaria apenas uma vez. Sempre procuro adaptar o que eu já possuo no meu guarda-roupa ou então ver se alguma amiga ou parente tem algo para me emprestar. Se ambas as respostas forem negativas, então eu procuro comprar algo que eu possa usar ainda outras vezes. Comprar, por exemplo, um vestido só para ir a um casamento e não usá-lo mais, para mim, é como jogar dinheiro fora, assim como querer seguir tendências, o que seria o segundo ítem da lista que eu não compro mais.

2. A moda passageira

Eu sou apaixonada por moda e apesar de ter um estilo básico e clássico, tem várias coisas que eu gostaria de usar como, casaco de oncinha, bota branca ou montar looks mais coloridos.

Mas eu sei que se eu investir nessas peças logo vou enjoar, especialmente por ver em todos os lugares e com combinações duvidosas, e vou voltar ao meu estilo básico, deixando essas peças de lado.

“A moda passa, o estilo permanece”. Chanel

Outra coisa que não consigo mais comprar são calçados só porque achei bonito. Calçado precisa ser confortável, versátil, de qualidade e não ficar torturando meus pés para tentar parecer aquilo que nem sou (mais alta, por exemplo).

Eu prefiro investir em peças atemporais, que tenham longa duração, por isso que roupas, calçados e acessórios de cores neutras e shapes simplificados são preferência de  quem adere ao minimalismo. Em dez anos usando determinada peça, vai continuar parecendo atual.

3. Revistas, livros e filmes

3.png
Arquivo pessoal

Quem gosta de ler sabe o quanto é prazeroso sentir o cheirinho do livro novo, por isso eu só compro livros quando eu sei que irei ler mais de uma vez, do contrário eu recorro a biblioteca pública.

Outra opção é a leitura online. Quando viajo, tento levar o mínimo de bagagem possível, por isso que levar livros acaba pesando e prefiro ler no meu Novo Kindle Paperwhite – 8GB – Agora à prova d’água com Kindle Unlimited grátis por 3 meses

Outra coisa que parei de comprar são as revistas. Hoje em dia é muito fácil ter informações na internet, especialmente sobre moda. Já é possível assistir aos desfiles em tempo real, por isso não vejo mais necessidade de comprá-las.

4. Coisas que estão fora da lista de compras.

Eu já falei aqui no blog, que eu utilizo o Pinterest para listar o que adquirir durante o ano (coisas para comprar em 2018). Isso facilita muito na minha decisão de compra. Eu sei que comprar é tentador, mas hoje eu penso: “Está na minha lista de compras?” Se a resposta for não, já sabe!

Também parei de comprar algo que eu pudesse substituir o que eu queria, por exemplo, comprar uma bolsa mais barata e de pouca qualidade para substituir, mesmo que por pouco tempo, uma que fosse mais cara, com mais qualidade e durabilidade, mas que eu não pudesse comprar naquele momento. Hoje eu prefiro esperar o tempo necessário para adquirir algo de qualidade e que seja exatamente o que eu quero.

5. Antecipação

Sabe quando você tem vontade de fazer algo novo, adquirir um novo hobby, mas isso não dura muito tempo? Então, algo que eu parei de fazer, foi me antecipar as coisas. Como assim?

Eu sempre tive vontade de fazer de tudo, desde criança. Ballet, teatro, aulas de violão, guitarra, piano, desenho e muitos outros cursos, então eu comprava tudo que tinha de melhor para me sentir motivada.

Acontece que depois de um tempo (pouco tempo) eu acabava desistindo dos cursos e ficava com um monte de materiais acomulados (sem contar o desperdício de dinheiro).

Agora, se eu quero começar algo novo, eu tento fazer com o menor investimento possível, de preferência que seja inicialmente gratuito, para ver se aquilo não será mais uma coisa passageira.

6. Eletrônicos

apple-1867197.jpg

Minha outra paixão são os eletrônicos. Confesso que quando tem lançamento de algum smartphone, por exemplo, fico louca para testar. Mas sempre analiso duas coisas:

  • Por que eu iria trocar meu smartphone se ele ainda funciona?

Só por causa de algumas funções que nem são tão inovadoras quanto tentam me vender ?!

E também:

  • Será que vale a pena ter o eletrônico mais atual pagando uma fortuna, sendo que em um ano ou dois ele logo se tornará obsoleto?

Por mais que eu goste, tem uma conta aí que não está batendo e um preço que eu não tenho vontade de pagar.

7. Casas grandes, carros do ano

Por último, mas não menos importante é que parei de sonhar com casas grandes.

Quando eu era criança, meu sonho era que minha casa tivesse o dobro do tamanho do que ela tem. Hoje em dia, meu sonho é que ela tivesse metade desse tamanho.

Quando eu morava com os meus pais eu não sabia o trabalho que dava ter algo grande (limpar, manter, reformar, etc) e tudo o que eu vejo agora é o tempo e dinheiro que se perde para limpar, arrumar e deixar tudo em harmonia.

Nós brasileiros, absorvemos muito da cultura americana de ter casas enormes, carros grandes e de preferência trocá-los todos os anos. Acho que as pessoas não calculam quanto dinheiro elas desperdiçam em fazer isso.

Infelizmente o transporte público no Brasil é muito defasado, não fosse isso, eu nem teria carro, mas com certeza utilizo o mesmo por muitos anos.

Agora quero saber, tem algo que você não compra mais? Me conta aqui nos comentários.

Encontrou algum erro? Quer sugerir um assunto? Escreva para opoderdominimalismo@gmail.com  – Sua opinião é sempre bem-vinda.

Anúncios

8 comentários em “07 coisas que eu não compro mais”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.